Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Disable Preloader

Você sabe o quanto seu cavalo come?

Uma dúvida bastante frequente dos criadores é a quantidade de alimento que um cavalo consome por dia. O consumo de alimentos é dado em consumo de matéria seca (CMS), em que o conteúdo de água do alimento é desconsiderado e pode ser representado em kg ou g por kg de peso metabólico (peso0,75) ou % do peso vivo (PV). Há variações entre indivíduos, mas de uma forma geral, o CMS de equinos segundo o NRC (2007) é de:

Potros desmamados: 3,0-3,5%PV

Éguas lactantes: 3,0-3,5%PV

Éguas no terço final de gestação: 2,0%PV

Equinos em manutenção, adultos, não gestantes ou até o quinto mês de gestação, não lactantes, sem exercitar ou em trabalho leve: 2,0%PV

Equinos em trabalho moderado: 2,25%PV

Equinos em trabalho intenso: 2,5%PV

Assim, um potro com 200 kg, por exemplo, irá consumir de 6 a 7 kg de MS por dia. Esse valor deve ser corrigido para o teor de umidade do alimento. Considerando que os teores de matéria seca de fenos, pré-secados e capim verde picado são de aproximadamente 90, 50 e 20%, respectivamente, essa quantidade representa 7 kg de feno (6 ÷ 0,90), ou 12 kg de pré-secado (6 ÷ 0,50), ou ainda 30 kg de capim verde picado (6 ÷ 0,20). Essa quantidade deve ser acrescida de 10 a 15% para que o animal possa selecionar as partes mais nutritivas e que não venha faltar volumoso no cocho.

O consumo pode variar de acordo com a qualidade da forragem, acesso à água, consumo de ração concentrada, condições climáticas, status sanitário, dentre outros fatores.

Rafael Prado.

Zootecnista, MsC e Dr em Nutrição Animal.

Quer saber mais sobre este assunto acesse: https://www.cmcagro.com.br/cursos/capacitacao/curso-nutricao-de-equinos-line

Compartilhe:

Comentário(s)

Fique bem informado