Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Disable Preloader

NUTRIÇÃO DE BOVINOS DE LEITE: OS SEGREDOS DA LUCRATIVIDADE NA PECUÁRIA LEITEIRA

Nos últimos 30 anos, o aumento expressivo da produção de vacas de leite e de sua performance produtiva exigiu um aumento na ingestão de concentrados e uma produção de forragens de melhor qualidade para o gado leiteiro.

Dentre as evoluções se destacam as novas tabelas de exigências nutricionais, o surgimento de raças sintéticas, cruzamentos diversos, acasalamentos direcionados, o uso de sub produtos na alimentação animal, aditivos promotores de crescimento, modernização dos equipamentos de ordenha e instalações que proporcionam conforto e bem-estar aos animais.



"A nutrição influencia em tudo na vida de uma vaca leiteira..."


Todas essas evoluções passaram a exigir mais profissionalismo dos produtores e maior conhecimento da fisiologia ruminal, da fisiologia da digestão e de todos os processos que influenciam a nutrição de vacas em lactação e que são influenciados por ela.

Os avanços tecnológicos trouxeram programas e softwares que facilitaram o cálculo para a formulação de rações e o balanceamento de dietas. Desde 1985 revisões de sistemas e de tabelas nutricionais tem sido intensos. Estudos são realizados para mensurar valores energéticos dos alimentos, valores protéicos, degradação de matérias nitrogenadas e percentuais não degradados a nível ruminal. A substituição de forragens e o aumento da inclusão de matérias primas concentradas nas dietas de vacas leiteiras, a utilização de carboidratos não fibrosos, o equilíbrio e a importância das fibras nas dietas, o balanceamento de macro e micro minerais e vitaminas, proporcionaram uma evolução enorme na nutrição de bovinos leiteiros e passou a exigir muito estudo, conhecimento e capacitação dos profissionais envolvidos.


Segundo o Dr. Paulo César Rocha Araújo, Médico Veterinário, Consultor Técnico da Rações Futura  - Especialista em Nutrição de Ruminantes – a nutrição influencia em tudo na vida de uma vaca leiteira. A nutrição influencia na produção de leite, na qualidade do leite, na taxa percentual de proteína e gordura contidas no leite, no extrato seco total, na eficiência reprodutiva, na imunidade, na prevenção de doenças e nos distúrbios metabólicos.



O segredo da lucratividade: manejo alimentar!


Recente pesquisa publicada pela Embrapa – Gado de Leite – mostrou que para 71% dos pecuarista entrevistados, a nutrição do gado de leite é o fator que mais afeta os resultados econômicos e financeiros da atividade. 68% dos entrevistados apontaram a gestão, sistemas de produção e mercado como o segundo fator mais preocupante.


Portanto, o segredo da produtividade e da lucratividade das vacas de leite, está no bom manejo alimentar dos bovinos. A alimentação do rebanho tem um custo efetivo significante, representando de 40 a 60% dos custos variáveis totais. Saber atuar sobre estas variáveis e compreender os fatores ambientais e fisiológicos que determinam a produção de leite, é a chave para o bom desempenho econômico e financeiro do sistema como um todo.


Adaptado de apostila do Curso Nutrição de Bovinos de Leite: Formulação de Rações e Balanceamento de Dietas. Elaborado por Dr. Paulo César Rocha Araújo - Médico Veterinário.


Para saber mais sobre este assunto, acesse o link abaixo e se inscreva para assistir à Live sobre Nutrição de Bovinos de Leite: Formulação de Rações e Balanceamento de Dietas.

https://mla.bs/7174f5f2


Compartilhe:

Tags: gestão na pecuária de leite, lucratividade, nutrição de bovinos de leite, pecuária de leite, pecuária de precisão, pecuária lucrativa, produtividade de vacas de leite, sustentabilidade

Comentário(s)

Fique bem informado