Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Disable Preloader

Principais doenças que acometem as bezerras leiteiras

Durante o período do aleitamento e na fase logo após a desmama, acontecem a maioria das doenças que acometem os bezerros e temos os maiores índices de mortalidade. Conhecer as doenças, a forma de prevenção e a forma correta de trata-las é essencial para o sucesso da atividade.

Diarreias 

Independente dos cuidados e das instalações é certo que teremos diarreias nos animais.  Em menor ou maior intensidade, mas sempre presente. Importante ter um protocolo definido e sempre medicar os animais aos primeiros sintomas. Em casos mais graves pode ser necessário soluções de hidratação oral ou mesmo injetáveis. Como medida preventiva diversas vacinas podem ser usadas nas vacas gestantes com intuito de prevenir estes surtos

Tristeza Parasitária 

             A Tristeza Parasitária Bovina ou Tristezinha como é comumente conhecida é um complexo de doenças causadas pela riquétsia Anaplasma spp. e pelo protozoário Babesia spp. O carrapato dos bovinos tem papel importante, pois é o transmissor dos dois parasitas para os bovinos quando está parasitando o animal.

Doenças respiratórias 

             As doenças respiratórias são a 3ª causa de mortalidade em bezerros. Lotes grandes de animais debilitados são mais propensos a estes problemas. Um fator de atenção nos bezerros costuma ser a presença doenças a vírus que são altamente disseminadas em rebanhos leiteiros.

Clostridiose 

A vacina mais importante em bezerros é a vacina contra clostridioses principalmente a enterotoxemia dos ruminantes ou mal da morte súbita, causada pelo Clostridium perfringens tipo C e D, que é uma infecção intestinal aguda, geralmente fatal.

A doença varia de uma hemorragia intestinal severa a sinais clínicos neurológicos e morte súbita, geralmente com tempo entre o adoecimento e a morte inferior das 12 horas. Devido a este curso super-rápido, inferior a 12 horas muitas vezes a doença é confundida com picada de cobra. 

Dr. Renato S. Machado

Medico Veterinário

Compartilhe:

Comentário(s)

Fique bem informado